20/07/2013

Percurso pedestre Capuchos - Barragem da Mula - Capuchos

Sensivelmente 5,5 kms (circuito completo), com regresso ao ponto de partida pela outra margem do ribeiro da Mula

A partir do cruzamento dos Capuchos, segue-se pela estrada asfaltada que conduz à Peninha e Malveira da Serra, logo adiante entra-se à esquerda por um caminho que vai seguindo ao longo do muro da Quinta do Saldanha.

O caminho vai descendo cada vez mais suavemente não longe da margem direita do ribeiro da Mula, permitindo belos pontos de vista sobre o vale e a barragem. Embora seja uma zona muito castigada pelos incêndios, à medida que nos aproximamos do final do passeio entra-se num magnífico pinhal.

A barragem da Mula serve para a captação de água destinada ao abastecimento da zona de Cascais e tem uma pequena estação de tratamento junto a ela. É um local aprazível para um piquenique, com um relvado e fonte.

Pode-se voltar aos Capuchos, contornando a barragem e toma-se o caminho que vai subindo junto à margem esquerda do Ribeiro da Mula.