04/08/2013

Sintra - Previsão do tempo para a próxima semana



Esta semana que vem será dominada pela variabilidade em especial no norte e centro...dias mais quentes no Domingo/2f, depois fresco, e em seguida um novo aquecimento para o 2º fds de Agosto.
No sul a maior proximidade á cintura subtropical de altas pressões deverá atenuar essas flutuações, em especial no baixo Alentejo/Algarve.

Para meados de Agosto ( 10-20) há uma tendência para um novo episódio de calor que poderá ser extremo em algumas partes do pais...ECMWF e GFS unidos nesse cenário, que se deve ao estabelecimento de um forte regime zonal no Atlantico norte, em conjunto com uma activação da convecção tropical ( fases 7-8-1 da MJO), que se traduzirão num fortalecimento do AA e na sua deslocação para a nossa região.

O período entre meados de Agosto e meados de Setembro poderá revelar-se bastante quente por todo o território Portugues devido á aproximação da fase mais activa da época de furacões a qual será possivelmente alimentada por energia extra dado que há boas anomalias positivas da temperatura da agua do mar em todo o Atlantico tropical e subtropical.

A maior actividade tropical deverá traduzir-se numa intensificação do AA, e por outro lado, o começo do Outono nas latitudes mais altas deverá alimentar um regime zonal intenso entre o Atlantico ocidental e o NW da Europa...portanto, AA forte e centrado entre os Açores e a Biscaia-PI deverá fazer com que este período seja o pico do nosso verão este ano.


Há ainda uma possibilidade deste ano voltar a ver algum ciclone tropical nos Açores, e que mais para o Outono ( fim de SetOut), a presença de aguas quentes no Atlantico favoreça tempo ameno mas por vezes mais activo tanto nos Açores como no continente.

Sem comentários:

Enviar um comentário