25/08/2013

TAPADA DO INHACA - BANHOS DE SANTA EUFÉMIA - MONTE SERENO

Percurso realizado ontem, Sábado, 24 de Agosto de 2013
Há muito que pensava que tinha que existir esta ligação, óbvia, entre a Calçada da Pena, e Santa Eufémia. E em ano de autárquicas há sempre destes milagres, e a câmara de Sintra, redescobriu ou reinventou o trilho, limpou o caos de arvoredo que tomou conta desta pista pedestre, e até colocou um carreiro bordejado por troncos, troncos também a dar forma a degraus e patamares, e até casca de árvore nalguma da superfície desta passagem!
Portanto, a primeira parte do percurso ontem efectuado foi mesmo ladeira acima desde um pequeno largo na Calçada da Pena até aos antigos Banhos de Santa Eufémia. Paragem aí e cruzando depois a estrada, a Rua Miguel Torga, visitando o que resta de uma antiga pousada da juventude. Ruinas, literalmente. O piso térreo inundado de graffitis.
Regressando cá abaixo à Calçada da Pena, altura para uma incursão em trilho quase selvagem, tomado ainda pela desordem causada pelo temporal do início do ano. Estamos em pleno coração da Tapada do Inhaca, com curiosos rochedos, profusão de cedros e pinheiros mansos, bagas silvestres. Logo a seguir é o Monte Sereno, onde pontifica o 'terceiro castelo de Sintra', o Castelo do Monte Sereno, na quinta do mesmo nome. Também conhecido pelo 'Castelo de Betão' ou 'Castelo do Pasteleiro'! ver http://www.historiadeportugal.info/quinta-do-monte-sereno/

Duração: +/- 1 hora. Dificuldade: Fácil / Moderada (Tapada do Inhaca)

DA CALÇADA DA PENA ATÉ AOS BANHOS DE SANTA EUFÉMIA











BANHOS DE SANTA EUFÉMIA







ANTIGA POUSADA DA JUVENTUDE


















TRILHO 'SELVAGEM' PELO CORAÇÃO DA CALÇADA DA TAPADA
















O 'CASTELO DE BETÃO' DO MONTE SERENO




TRAJECTO APROXIMADO - MAPA




Sem comentários:

Enviar um comentário