22/01/2014

Sintra - Alto do Monge: Beleza e Tragédia




o grande incêndio de 1966  devorou as encostas deste segundo cume mais alto de Sintra


Tragédia e Beleza marcam este percurso de 7 kms pelo cabeço do Monge, um dos pontos mais altos da serra. 

Visitaremos as Minas de Água, o Monumento da Memória, o Tholos do Neolítico, Marco Geodésico, Chafariz dos Currais e o Cabeço da Raposa na Pedra Amarela.

A 300 m para nascente do Parque das Merendas da Peninha, já na estrada alcatroada, toma-se à esquerda uma estrada em terra batida, em rampa. Iniciamos assim a subida num percurso panorâmico, com a direcção do eixo da serra de Sintra. O caminho leva-nos até ao Vértice Geodésico do Monge, e a meia dúzia de passos dali, para Sueste, vemos uma série de blocos graníticos dispostos em semi-círculo.  Estamos  na presença de um «Tholos», monumento funerário da Idade do Cobre. 

Mais abaixo na encosta para o lado dos Capuchos há uma elevação dominada por grandes blocos de pedra, no cimo da qual se encontra uma cruz. Este 'monumento da Memória' evoca o grande incêndio do Verão de 1966, quando um grupo de 25 militares do Exército perdeu a combater o primeiro dos grandes fogos que devastou a zona.  Ao mesmo tempo é este local um miradouro espectacular. 

Já no cruzamento de acesso aos Capuchos, vamos em direcção à Peninha. Pouco depois a estrada cruza o que é já o Ribeiro da Mula, e passamos junto às minas de água, do lado direito da estrada, com mais placas lembrando os que morreram a combater o grande incêndio de 1966 aqui neste monte do Monge, sobranceiro à via.  Mais adiante iremos visitar o antigo Chafariz dos Currais. 

Um desvio curto como opção leva-nos ainda ao Cabeço da Raposa, na Pedra Amarela. De volta à estrada alcatroada para a Peninha, passamos depois pelo miradouro da Fonte Clara onde somos contemplados com outra vista soberba sobre a zona a sul da serra, com a Pedra Amarela já bem recortada a sudeste. Falta pouco mais de meio quilómetro para estarmos de regresso ao ponto de partida no Parque das Merendas. 

Início: Parque das Merendas da Peninha. Extensão total: +7 kms. Duração: 3h30. Dificuldade: Fácil.  


Sem comentários:

Enviar um comentário